Fazer curadoria de arte é o processo de organização, cuidado e montagem de uma exposição artística, formada por um conjunto de obras de um ou de vários artistas, a partir da seleção prévia feita pelo curador.Atualmente, o papel do curador de arte vai além do da organização, sendo também responsável pela intermediação entre a o artista, a crítica artística e o mercado consumidor da arte. O trabalho de um curador atinge não apenas os "bens materiais" do mercado da arte, mas também possui um importante compromisso educacional na sociedade, agindo como um mediador cultural entre a arte e a população que visita às exposições. Esta ação também é conhecida por "curadoria educativa" .
CURADORIA DE CONTEÚDO
A definição de curadoria de conteúdos: o editor pesquisa e recolhe o melhor conteúdo sobre um tema de nicho, direcionado a uma determinada audiência. O conteúdo é relevante para o seu negócio, sendo que eles podem adicionar comentários e opinião; e desta forma, melhorá-lo. Curadoria não é repetir informação; é sobre reinterpretar, contar de novo, remodelar histórias mais antigas. A personalização adiciona valor ao conteúdo, tornando-o mais apelativo. Se for bem feito, a curadoria de conteúdos torna o conteúdo novo e único, em vez de ser apenas mais um conteúdo requentado. Claro, a curadoria de conteúdos não pode existir sozinha; precisa de uma presença nas redes sociais mais relevantes, enquanto produz os seus próprios conteúdos.
CURADORIA ESPECIAL
No âmbito judicial, a curadoria especial significa a definição de um advogado, por parte do juiz, em um processo penal, para que este possa defender determinado indivíduo se este não tiver condições de constituir uma defesa de si próprio. Este princípio está presente no artigo 33 do Código do Processo Penal: "Se o ofendido for menor de 18 (dezoito) anos, ou mentalmente enfermo, ou retardado mental, e não tiver representante legal, ou colidirem os interesses deste com os daquele, o direito de queixa poderá ser exercido por curador especial nomeado, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, pelo juiz competente para o processo penal". Em caso de processo civil, o artigo 9º do Código de Processo Civil diz que é de ordem do juiz a nomeação de um curador especial para quem for incapacitado psicologicamente ou mentalmente e que não possua um representante legal.
CURADORIA DE CONHECIMENTO
Pessoas que independente de profissão que tenham,compreendem o termo a partir de sua origem no tupi-guarani, onde curare significa um veneno de ação paralisante, com efeito letárgico. A informação organizada é importante e tem seu propósito, muitas vezes. Mas a motivação para a curadoria é diferente no sentido de desburocratizar e desacelerar esse processo de consumo de informação, que poderia não ser tão mecânico e prático mas intenso. Há diferença entre ter a certeza de receber um conjunto de informações exatas, corretas e assépticas e arriscar-se a receber informações que contenham beleza, verdade e significado pra você.