CURADORIA DE ARTE
  • NEWS
  • CURADORIA
  • Serviços
    • APP Interativos
    • Assessoria para Associações
    • Catalogação de Acervos
    • Conteúdos Audiovisuais
    • Cursos e Treinamentos
    • Cursos Presenciais
    • Design Grafico e Digital
    • Impressos Interativos
    • Mobiliário Expositivo
    • Venda de Obras
    • Projetos
    • Museus Virtuais
    • Projeto Cenográfico
    • Projeto Expográfico
    • Projeto Museógrafico
    • Projeto de Realidade Aumentada
    • Restauração de Obras
    • Sites e Hotsites
    • Software para Museus
    • Totens Interativos
  • PROFISSIONAIS
    • Adriana Pisciottano Athaide_historiadora
    • Alex Goeldi - Produtor Musical
    • Dimas de Oliveira Jr. - Jornalista e Cineasta
    • Edith Azevedo Zogbi -Produtora
    • Giovanna Goeldi - Arquiteta
    • Lani Goeldi -Curadora
    • Rafael Prando - Ator e Produtor
  • Acessibilidade
  • Exposições/Editais
    • Museu Quarto de Milha
    • I Salão de Belas Artes Clodomiro Amazonas >
      • Fotos
    • Bienal de Artes Visuais Oswaldo Goeldi >
      • Bienal Inclusiva
      • Registros
      • Premiações da BIenal
  • Exposições Virtuais
  • Fotos
  • Contato

Um dia na vida do curador de arte

27/8/2016

0 Comments

 
Picture

Os Curadores (por vezes referido como arquivistas em bibliotecas) tem a função de recolher, expor, interpretar, manter e proteger os objetos de importância histórica e estética principalmente em museus, bibliotecas e coleções particulares. Curadores são responsáveis ​​pela segurança e apresentação adequada das obras.

"É tudo tão fascinante e bonito que você pode encontrar-se tocando a história", escreveu um entrevistado. Este senso de conexão com o movimento e beleza da história, como expressa através de objetos é algo quase todos os curadores que respondem emocionados. Quase nenhum deles entrou na faculdade com a expectativa de se tornar curadores.

A profissão parecia "apenas um acaso." Satisfação e responsabilidade são geralmente grandes nesta profissão em todos os níveis, com a exceção dos curadores que acham que eles são incapazes de passar bastante tempo com a arte que eles amam por causa de suas obrigações de fazer publicidade, angariação de fundos e conceder entrevistas. Os deveres dos curadores incluem a criação de exposições, a aquisição de obras para acervo, reunião com e educadores, rotulando exposições com precisão, manter controle de inventário, e, às vezes, supervisionando a investigação sobre peças de coleção para ter certeza da integridade da peça é mantida (tais como testes de fósseis ou análise de raios-X de pinturas para determinação de origem).

"Eu tenho um PhD, e eu estou tentando encontrar uma boa maneira de lidar com cupins", disse um curador. Estas funções variadas e abrangentes necessitam de alguém com uma mente em sintonia com detalhes. Outra faceta do trabalho do curador é educar o público sobre os objetos e divulgar a sua existência.  A escrita é a terceira área de responsabilidade para a maioria dos curadores; grande parte isso é feito em consulta com gestores de coleções e assistentes curatoriais. Curadores devem ter excelentes habilidades de comunicação escrita. A gestão de uma grande equipe, incluindo estagiários e voluntários, é o lado mais inesperado da profissão. Muitos curadores encontrar as habilidades de classificação e preservação eles sabem o quanto é útil na coordenação das tarefas uma equipe completa, dedicada. "Você tem que aprender a delegar níveis de competência das pessoas", mencionou um curador veterano, e outros concordaram. "Embora você está no comando", disse outro, "você não pode fazer isso sozinho." Os curadores que podem gerenciar uma equipe e os detalhes de seu trabalho são, em sua maior parte, bem sucedidos e felizes com a escolha de sua carreira .

Tanto o ensino de pós-graduação e experiência prática são necessários para pessoas que desejam se tornar curadores. Além de um extenso conhecimento da história e da arte, é útil ter uma compreensão básica de química, técnicas de restauro, museologia, e até mesmo física e relações públicas. Curadores devem ter competências básicas em design estético, comportamento organizacional, negócio, angariação de fundos, e publicidade. Muitos empregadores olhar positivo sobre competências em línguas estrangeiras também. Para se tornar um gerente de coleção ou um assistente curatorial, um mestrado também é necessário. Para se tornar um curador de um museu nacional, um PhD é necessária, como é cerca de cinco anos de experiência de campo. O mercado é competitivo e padrões acadêmicos são muito elevados. pós-graduação úteis incluem ciência da restauração, curadoria, história da arte, história, química e administração de empresas. Quase todos os curadores acham que é útil para se envolver em educação continuada. Pesquisa e publicação em revistas acadêmicas são importantes para o avanço no campo.

Presente e Futuro
A Curadoria surgiu das necessidades de museus, bibliotecas e sociedades de manter e preservar suas coleções, enquanto ao mesmo tempo a sua publicidade, incentivar doações, e expor o público a seus artefatos. A Curadoria surgiu cedo lá pelo ano de 1750, nos Estados Unidos, mas sem qualquer rótulo específico, até o início de 1900. Os anos 1950-1984 foram fortes anos de crescimento museu e financiamento, mas começando em 1985 e continuando até o presente, os museus têm estado sob pressão financeira grave, devido à falta de financiamento do governo e as tendências econômicas gerais. As pessoas que estão interessadas ​​em se tornar curadores devem notar que durante os anos de poucos financiamentos, a posição envolve muito mais escrita da concessão, publicidade e angariação de fundos do que a manutenção de recolha e aquisição. tempo extra gasto em funções sociais para arrecadar dinheiro pode ser significativo. As decisões de financiamento, no entanto, são cíclicos; o que é verdadeiro para a indústria hoje pode mudar dentro de um período muito curto de tempo.

Qualidade de vida

PRESENTE E FUTURO
A maioria dos curadores neste momento ainda estão em pós-graduação. Muitos tomam posições de assistente de curadoria, bem como empregos gerente de coleta (que são mais orientados para a tarefa) para ganhar experiência e começar a fazer conexões que irá provar inestimável mais tarde em suas carreiras. Deveres dos curadores adjuntos incluem catalogação itens e pesquisas existentes. Alguns curadores com boas habilidades de escrita podem ser atribuídos a outras posições, a escrita de etiquetas de objeto e outra galeria de texto, bem como folhetos impressos como editoriais. Um número significativo de pessoas pensa em conseguir emprego através das recomendações de seus professores. As horas são longas; o salário é baixo, se houver pagamento a satisfação é tudo.

Veteranos de cinco anos que tenha completado pelo menos um mestrado, muitos deles continuam ao longo da pista PhD. Um número de assistentes curatoriais tornaram-se assistentes curatoriais com responsabilidades expandidas e horas. Muitas pessoas que não estão na escola podem ser convidados a viajar durante esses períodos; outros que estão na escola podem ser convidados a trabalhar em horários estranhos, quando não há tráfego museu. Estes deveres e obrigações incluem ajudar com formas de contrato de empréstimo para as exposições temporárias; coletando imagens para publicações; supervisionar estagiários, voluntários e pesquisadores; juntamente com a coordenação de acesso a artefatos com estudiosos e acadêmicos que precisam de acesso a projetos de investigação. Alguns começam a escrever a cópia para a literatura educacional e promocional.

Um número de profissionais já alcançou o status de curador ou curador sênior. Estas pessoas estão envolvidas no planejamento de programa de exposições do museu, curadoria de exposições, escrevendo ensaios de catálogo, recursos humanos, orçamento, itens de negociação com outros museus e coleções montando juntos para exibição. As responsabilidades são extraordinariamente elevadas; os salários se tornam a partir daí, compatível com o trabalho. Estes curadores podem dirigir qualquer pesquisa interna em peças do museu e convidar acadêmicos para participar no estudo. A mais nova responsabilidade que têm os curadores é estar trabalhando com o presidente ou diretor do museu para dirigir todos os esforços de angariação de fundos, porém habilidades políticas são cruciais para esta posição. Muitos curadores ensinam em escolas locais, publicam pesquisas, e revisam artigos acadêmicos para publicação. As horas são longas, mas a satisfação nunca foi maior.
Curadores com dez anos de carreira enfrentam um futuro forte neste campo competitivo e exigente.

(fonte: ​http://www.princetonreview.com/)
0 Comments

Your comment will be posted after it is approved.


Leave a Reply.

Site desenvolvido : www.goeldi.com.br
  • NEWS
  • CURADORIA
  • Serviços
    • APP Interativos
    • Assessoria para Associações
    • Catalogação de Acervos
    • Conteúdos Audiovisuais
    • Cursos e Treinamentos
    • Cursos Presenciais
    • Design Grafico e Digital
    • Impressos Interativos
    • Mobiliário Expositivo
    • Venda de Obras
    • Projetos
    • Museus Virtuais
    • Projeto Cenográfico
    • Projeto Expográfico
    • Projeto Museógrafico
    • Projeto de Realidade Aumentada
    • Restauração de Obras
    • Sites e Hotsites
    • Software para Museus
    • Totens Interativos
  • PROFISSIONAIS
    • Adriana Pisciottano Athaide_historiadora
    • Alex Goeldi - Produtor Musical
    • Dimas de Oliveira Jr. - Jornalista e Cineasta
    • Edith Azevedo Zogbi -Produtora
    • Giovanna Goeldi - Arquiteta
    • Lani Goeldi -Curadora
    • Rafael Prando - Ator e Produtor
  • Acessibilidade
  • Exposições/Editais
    • Museu Quarto de Milha
    • I Salão de Belas Artes Clodomiro Amazonas >
      • Fotos
    • Bienal de Artes Visuais Oswaldo Goeldi >
      • Bienal Inclusiva
      • Registros
      • Premiações da BIenal
  • Exposições Virtuais
  • Fotos
  • Contato